Fundamentos do handball
Igor Nonato Almeida Pereira
HANDEBOL
Manaus, 2011
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS.
Igor Nonato Almeida Pereira
Turma: IELT-21
HANDEBOL
Trabalho requisitado pelo professor Airton Osório para obtenção de nota parcial em
Educação Física.
Manaus
2011
Introdução
O handebol como toda modalidade esportiva coletiva requer uma adequada preparação para a sua prática, no entanto, para sua preparação adequada faz-se necessário o conhecimento dos tipos de esforço e do trabalho realizado durante sua partida.
Um esporte com duração de 60 minutos poderiam nos levar a pensar que somente uma preparação aeróbica será necessária ao bom rendimento esportivo, mas estudos mostram que tem vários outros aspectos a serem analisados, será isso que vamos conhecer no decorrer do presente trabalho.
O atleta como ser único uma perspectiva biopsicossocial.
O Atleta é um ser altamente complexo, por apresentar diversas áreas que o constitui. Basicamente podemos analisá-lo sob três ângulos: Biológico, Psicológico e Sociológico.
O Biológico é levado mais em consideração, por estar intimamente ligado com a prática esportiva. Fatores como velocidade, força, resistência aeróbica e anaeróbica, lastro fisiológico, composição corporal, predisposição genética, entre outros, são imprescindíveis para o desenvolvimento do esporte atual.
Outro aspecto importante dentro da prática esportiva é o fator Psicológico. O atleta não é composto somente de feixes de músculos, mas também, de emoções, sentimentos e comportamentos.
E dentro da prática esportiva, alguns termos como percepção, capacidade cognitiva, personalidade, motivação e emoção, são fundamentais para que a atividade física seja realizada com êxito. O entendimento da situação, o saber agir no momento certo, o controle emocional, dentre outras perspectivas psicológicas, devem ser tratados como parte integrante do