Handebol
O handebol de areia também é conhecido como beach handball, ou simplesmente hand beach. O handebol de areia possui diferenças significativas se comparado ao handebol de quadra. Essa mudança inicia se pelo numero de jogadores em quadra, e a quadra também é substancialmente menor. O handebol de areia surgiu em 1992 na Europa particularmente na Itália e Holanda, com algumas alterações das regras oficiais e da maneira de jogar, o chamado Beach Handball na Europa, que tinha como objetivos principais melhorar a qualidade dos jogos de Handebol de quadra, bem como criar um jogo mais dinâmico, com jogadas espetaculares e de curta duração, sendo um atrativo, e sempre com a filosofia do jogo um jogo limpo, sem muito contato.
Em 1994, o “Congresso da Federação Internacional de Handebol” realizado na cidade de Nordulijk na Holanda uma apresentação para os congressistas, em um telão, uma exibição de Beach Handball. Isto gerou grande interesse nos congressistas entre os quais se encontrava o presidente da Confederação Brasileira de Handebol, Prof. Manoel Luiz Oliveira. Durante o Congresso, a Federação Holandesa de Handebol realizou o "Campeonato Nacional de Beach Handball", disputada por 30 equipes locais, as quais tornando-se popular nas praias da Holanda.
O Brasil começou sua história vencedora no esporte no ano de 2001, em Akita no Japão, onde nossas seleções masculina e feminina conquistaram a medalha de bronze. Em 2005, em Duisburg, na Alemanha, um fato inédito e inesperado, não pela qualidade de nossa seleção, mas ainda era difícil de acreditar, que nosso handebol de areia, ainda tão jovem no país era Campeão Mundial.
Essa conquista acabou favorecendo o Brasil para conseguir sediar o Mundial de 2007. E o Brasil mostrou um show de organização e no handebol de areia. O Brasil foi campeão no masculino e feminino e assim, escreveu o nome na história do esporte mundial como o único país a ter suas duas equipes campeãs em um mundial. O