Handebol: Origem e História
O Handball (do Inglês Hand = Mão e Ball = Bola) é um esporte coletivo que é praticado, na maior parte das vezes, em ginásios cobertos com times de 7 jogadores cada. Além dessa modalidade, ainda existem outras 3 variações, são elas: Beach Handball, Handball de Campo e Mini Handball. O esporte surgiu da fusão dos elementos que compõe o Basketball e o Futebol, no entanto contém características e regras que os diferenciam. Essa modalidade possui uma base que permite desenvolver em seus praticantes variadas qualidades, tais como: físicas, psíquicas, sociais e morais. Em consequência das guerras na Europa em 1930, muitos imigrantes que chegaram ao Brasil, principalmente no estado de São Paulo, trouxeram na bagagem o conhecimento do esporte, já praticado e muito popular em seus países.
O Que É o Handball
O Handebol é mais uma das modalidades desportivas que o Velho Mundo nos enviou. Uma modalidade pouco praticada no nosso país, mas muito popular no exterior. Considerado como o segundo esporte mais rápido, perdendo apenas para o Hockey no Gelo, é um esporte muito competitivo e que exige, em nível profissional, sempre 100% de dedicação e de saúde, tanto física quanto psicológica, por parte de seus praticantes. Com relatos da sua origem datados desde a época da Grécia Antiga, no decorrer dos anos, teve modificações em seu nome e em suas regras, além de relatos da prática de jogos semelhantes espalhados por todo o globo. Os cinco fundamentos do Handebol são: Passe, Recepção, Drible, Progressão e Finta.
Na atualidade, a modalidade é disputada em quadras fechadas medindo 40m x 20m, com equipes que se enfrentam usando sete jogadores em quadra por vez com um deles sendo, obrigatoriamente, o goleiro. Sendo praticado por ambos os sexos, os atuais campeões olímpicos da modalidade são França (masculino) e Noruega (feminino), enquanto os campeões mundiais são Espanha (masculino) e Brasil (feminino). Em relação ao posicionamento em quadra, temos cinco tipos de