História handebol - origem e evolução
O handebol é um esporte coletivo no qual dois times de sete jogadores passam e lançam uma bola com o objetivo de fazer gols na meta adversária. A equipe que marcar mais gols depois de dois tempos de 30 minutos é a vencedora.
O handebol de quadra disputado nas olimpíadas tem duas variantes. Uma é o handebol de campo, o qual era mais comum no passado. O outro é o handebol de praia, ou beach handball. O handebol moderno é mais popular na Europa, onde teve evolução até se tornar o segundo esporte com maior número de praticantes, atrás do futebol. O único país da Europa no qual o handebol não é jogado profissionalmente é o Reino Unido.
Os registros da história do handebol indica jogos similares na França medieval, entre os Inuits na Groelândia e África ancestral até o Egito Antigo. No século 19 a história já apresenta jogos muito similares ao handebol como o haandbold na Dinamarca, hazena na República Tcheca, hádzaná na Eslováquia, gandbol na Ucrânia, torball na Alemanha, assim como versões na Irlanda e Uruguai.
A origem do handebol moderno vem do final do século 19 no norte da Europa, principalmente na Dinamarca, Alemanha, Noruega e Suécia. O Dane Holger Nielsen desenhou as regras do handebol moderno (håndbold) em 1898 e as publicou em 1906, e R.N. Ernst fez algo similar em 1897. Outro conjunto de regras do handebol foi publicado em outubro de 1917 pelos alemães Max Heiser, Karl Schelenz e Erich Konigh. Depois de 1919 essas regras foram aprimoradas por Karl Schelenz. Os primeiros jogos internacionais da história do handebol foram jogados por essas regras em 1925, com Alemanha contra Bélgica, e pela primeira vez entre mulheres em 1930, com Alemanha contra Áustria.
Com a evolução do handebol, a International Amateur Handball Federation foi fundada em 1928, e a International Handball Federation foi formada em 1946. Nos Jogos Olímpicos de 1936 o handebol de campo masculino foi disputado. O esporte foi removido das Olimpíadas