natacao
HANDEBOL: IDENTIDADE E MEMÓRIA – DEPOIMENTOS ORAIS.
HISTORY OF THE MEN HANDBALL TEAM,
IDENTITY AND MEMORY - ORAL TESTIMONY
ADULT
LEAGUE:
Carlos Henrique Castanha Ciampone, Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger
Campus de Bauru – Faculdade de Ciências – Educação Física – carlosef@fc.unesp.br – PIBIC/CNPq.
Palavras Chaves: história; esporte; handebol.
Keywords: history; sports; handball.
INTRODUÇÃO
De acordo com Bourdieu (1990), o esporte apresenta-se como um campo autônomo dentro da sociedade. Apesar das influências diretas dos demais campos sociais (i.e. política, religião, economia, entre outros), o campo das práticas esportivas caracteriza-se por conter uma cronologia particular, com seus agentes próprios, dotados de habitus específicos, que estão engajados em constantes disputas. Estas disputas contribuem para manutenção deste campo. O referido autor diz ainda, que o estudo da história estrutural do campo das práticas esportivas é fundamental para que se compreendam as transformações ao longo de seu processo de constituição. Conforme suas palavras: “... é necessário compreender o espaço das práticas esportivas como um sistema no qual cada elemento recebe seu valor distinto e assim reconhecer a posição que ele ocupa na sociedade”
(BOURDIEU, 1983, p. 208). Nesse sentido, justifica-se a urgência de se sistematizar o processo histórico em que o Handebol vem se desenvolvendo, para que se possa interpretar a sua identidade nacional no atual cenário esportivo, ou melhor, para que a sua memória não se perca.
OBJETIVO
Na presente pesquisa objetivou-se investigar o processo de constituição histórica da Seleção
Brasileira Masculina Adulta de Handebol, no período de 1970 a 2007, considerando-se os seguintes pontos de análises: a formação das equipes técnicas, os métodos de treinamentos aplicados, a seleção e perfil (biotipo) dos atletas, os materiais e acessórios esportivos utilizados e a