Origem e Fundamentos do Handebol
ORIGEM E FUNDAMENTOS DO HANDEBOL
POR: HUMBERTO GESSINGER OLIVEIRA DA SILVA
TURMA: IMEC 21
MANAUS
2014
HUMBERTO GESSINGER OLIVEIRA DA SILVA
ORIGEM E FUNDAMENTOS DO HANDEBOL
MANAUS
2014Introdução
Este trabalho foi baseado na pesquisa sobre a origem e os fundamentos do handebol, que é sem dúvida, o esporte coletivo menos praticado no Brasil, se comparado ao Voleibol, ao Basquetebol e ao Futebol. A diferença mais significativa entre o futebol e o handebol é que o handebol é jogado com as mãos. Simplificado, é um esporte em que duas equipes disputam quem marca mais gols. Curiosamente, nós brasileiros, que adoramos gols, não apresentamos grande interesse pelo handebol. Talvez por ser um esporte que não é muito transmitido nem pela televisão e nem pelo rádio. Então, onde é que descobrimos como praticar o handebol? A resposta é simples: nas aulas de Educação Física, ainda que alguns professores insistam em não ensinar. Por isso, neste trabalho terei como objetivo comentar sobre a origem do handebol e seus fundamentos, já que o conteúdo acima citado, está melhor desenvolvido de forma clara e objetiva nas páginas seguintes.
História do Handebol
Em 29 de outubro de 1917, surgiu uma modificação no aperfeiçoamento do Handebol. O professor alemão da Escola Normal de Educação Física de Berlim Karl Schelenz, com a colaboração de dois patrícios, Max Heiser e Erich Konig trabalharam na formação do Handebol como esporte competitivo. No sentido de obter uma divulgação maior, enviou este trabalho, juntamente com as regras especiais do Handebol de campo, a países como: Estados Unidos, Irlanda, Itália, Suíça, França, etc.
Foi assim que surgiu este esporte competitivo, que anteriormente, era praticado apenas como preliminar e mais pelo sexo feminino. Agora, já seria praticado também pelo sexo masculino, o que aumentaria ainda mais o espírito de competição.
É por