111091180370
400 palavras
2 páginas
2. Revisão Bibliográfica Um Dinamômetro é um aparelho usado para medir forças mecânicas. Existem diversos tipos de Dinamômetros dos quais se destacam pela sua importância e aplicação: dinamômetro de Bekk, dinamômetro de mola e dinamômetro hidráulico.
O dinamômetro de Bekk consiste num aparelho utilizado para a determinação da resistência dinâmica do papel, isto é resistência que o papel opõe a rotura por efeito de pancadas ou golpes.
Num Dinamômetro hidráulico, a força é transmitida a um êmbolo que desliza dentro de um cilindro cheio de óleo, comunicando-lhe uma pressão proporcional à força aplicada, sendo a leitura realizada num manómetro.
No dinamômetro de mola (também designado por balança de mola), uma forma simples de dinamômetro, uma força é medida pelo alongamento provocado pela força, o qual é diretamente proporcional à força desde que a mola não se encontre demasiadamente esticada. Este dispositivo é por vezes usado para medir o peso de um corpo. No Sistema Internacional de Unidades (S.I), este tipo de dinamômetro encontra-se graduado em newtons (N).²
Sua resposta se dá em valores em newtons (N) ou em quilograma-força (Kgf), como por exemplo 100gf =1 N / 9,8 N = 1Kgf.³
3. Procedimento Experimental
Utilizando um dinamômetro, uma balança de precisão e um corpo de prova, medi o corpo de prova em newton e quilograma-força, converti a medida de quilograma-força para newton e calculei o percentual de erro.
3.1Materiais
Dinamômetro – 2N
Marca Sidep
Modelo EQ,007-081
Balança de Precisão 2000g com precisão de 1/1g
Fabricante Seses
Corpo de prova de madeira com um prego de metal.
3.2 Metodologia
Após calibrar o dinamômetro, medi o corpo de prova no dinamômetro e constatei a medida de 0,3N, em seguida medi o corpo de prova na balança de precisão onde resultou em 31g, realizei o calculo utilizando a regra de três, para encontrar o valor real em newton. Para o calculo do percentual