HANDEBOL
Ao realizar a minha visita na escola, constatei que o professor de Educação Física não trabalha muito com a modalidade handebol na escola. Mas, relata que as vezes que ele coloca em prática as atividades não é muito aceita pelos alunos, dando total preferência às aulas de futsal e queimada (baleada).
Segundo relato do professor os fundamentos técnicos que ele utiliza são: Os técnicos, que são as fases usadas para qualquer jogo; os fundamentos técnicos de ataque; os fundamentos técnicos de defesa e os fundamentos táticos de ataque. O professor procura demonstrar que os fundamentos teóricos e práticos são fatores de extrema importância para atingir o objetivo proposto.
Segundo relatos do professor ao trabalhar com tema handebol, na escola ele busca atingir todos os objetivos proposto pelo planejamento, mostrando que o handebol é uma ferramenta para que os alunos tenham dentro da sua prática vivências e experiências que proporcionem a ele um aprendizado múltiplo. Relata ainda que para isso acontecer de fato. O professor deve saber adequar o esporte e/ou jogo a realidade da escola, e reformular os objetivos de quem os executa.
Conclui-se que o professor não procura adotar o handebol nas aulas de educação física, mesmo conhecendo o interesse dos alunos por outra modalidade esportiva o que considero como ponto negativo. Como ponto positivo é a participação, comportamento, disciplina dos alunos nas atividades físicas.
PLANO DE AULA
1) Público-alvo. Alunos da Educação Infantil.
2) Tema da aula. Handebol Lúdico
3) Objetivos da aula. Vivenciar o fundamento do passe e a integração entre meninos e meninas; Desenvolver equilíbrio, concentração, atenção e socialização; Aumentar a observação e a atenção das crianças; Desenvolver a inteligência e a memória; Organizar ideias e pensamentos; Proporcionar horas agradáveis de recreação educativa.
4) Desenvolvimento da aula (indicar o tempo para cada parte da aula): Vivenciar o fundamento do passe por