A Influência da Gestão Burocrática Nas Organizações Públicas do Brasil.
Disciplina: Teorias da Administração
Discente: Elisângela
Docente: Jonatas Caires Silva
Curso: Sistemas de Informação – II Semestre
MARCHETTI, Cláudia Tássia de Carvalho; CARVALHO, Rafael Teixeira de. A Influência da Gestão Burocrática Nas Organizações Públicas do Brasil. Revista INICIA, Santa Rita do Sapucaí – MG: n.9, p. 8-17, 2009.
Devido às mudanças sociais e organizacionais nos cenários sócio econômicos, a adaptação ao ambiente externo têm se tornado uma busca constante. As empresas procuram novas maneiras de atendimento ao público, visando flexibilidade no trato de seus serviços e/ou produtos.
Modelos de gestão pautados na burocracia ainda são opções que permeiam o cenário empresarial, este modelo predominante no Brasil é adotado visando preencher requisitos legais para o funcionamento das organizações. Serviços sociais e setoriais como, saúde e educação passam por essas transformações, atingindo diretamente o público em questão, o cidadão brasileiro. Em processo de desenvolvimento, o Brasil não têm alcançado êxito na oferta dos serviços básicos e de qualidade, justamente pelos choques estruturais mediante à burocracia.
Para garantir e assegurar os direitos e necessidades dos cidadãos é que as organizações públicas foram e são criadas, assumindo caráteres educacionais, financeiros e ligados à saúde. São estruturadas com base nas normas legais que regem os campos das administrações públicas federais, estaduais ou municipais.
Max Weber, idealizador da teoria da burocracia a caracteriza como uma teoria bem delimitada e com regras estabelecidas onde prevalece uma ordem hierárquica e embasada em linhas de autoridade e formalidade. Os problemas com relação à burocracia se destacam justamente na excessividade de regulamentações. Mesmo com sua complexidade e dificuldade de execução, a burocracia é aliada nas organizações de administrações públicas. Criando assim, em substituição, a Administração