A influencia da televisão no comportamento infantil
A INFLUÊNCIA DA TELEVISÃO NO COMPORTAMENTO DA CRIANÇA DE
EDUCAÇÃO INFANTIL
Comunicação: ET – 02
OLIVEIRA, Maria Cândida Pereira - UFG/CAJ.
REIS, Márcia Santos Anjo - UFG/CAJ.
Palavras-chave: televisão, criança, educação, família.
Este artigo tem o objetivo de refletir sobre o fenômeno social da televisão e sua articulação na família e na escola. Para tanto, faz-se necessário analisar a participação da televisão na construção de visão de mundo das crianças da educação infantil. Não se trata de definir a influência televisiva da vida das crianças como positiva ou negativa, mas sim de esclarecer o poder desse fenômeno e tentar encontrar alguns pressupostos críticos, que possam contribuir para analisarmos os diversos conteúdos veiculados pela TV, refletindo sobre seus efeitos na vida das crianças da faixa etária da educação infantil e o resultado disso no seu comportamento em casa, na escola e na sociedade. Iniciaremos a reflexão falando sobre educação.
A educação é uma arte particular, que exige vocações muito particulares; exige qualidades morais que não são dadas a todos os homens, tais como sabedoria, firmeza, paciência, vontade e força para dominar as próprias paixões; exige profundo conhecimento dos meios mais apropriados para desenvolver no aluno as faculdades físicas, intelectuais e morais necessárias ao seu crescimento. A educação é uma arte que precisa ser estudada, do que resulta que o professor é, ele próprio, um eterno aprendiz. (RIVAIL apud
MARTINS, 2007, p. 52)
Ao pensar a educação, é preciso considerar o papel da escola, pois, o trabalho escolar é indispensável no processo educacional. Torna-se, porém, incompleta essa reflexão, sem o envolvimento da família onde o ato educacional se inicia, uma vez que, é ela a instituição primeira a receber a criança, inserindo-a na sociedade, educandoa para o mundo maior. Esse processo continuará depois, na escola.
A psicóloga Maria Célia Salles Moura Lanna, especialista na área