Poliomelite
Disenteria é o nome de uma doença grave que afeta o cólon, ou intestino grosso. Há uma inflamação do cólon, com diarréia acompanhada de dores. Nas fezes se encontram sangue e muco. Em certos casos, pode haver febre e delírio. As duas espécies mais comuns de disenteria são a amebiana e a bacilar. A Disenteria Amebiana é causada por um animal unicelular, chamado ameba, que é capaz de provocar uma grave inflamação do cólon, e às vezes até formar abscessos no fígado ou no cérebro. A doença é transmitida quando levamos à boca alimentos ou objetos contaminados pelas pequeninas amebas. Verduras e frutas manipuladas, e as que vêm de solos fertilizados com fezes humanas, podem estar contaminadas. Nessa fase, a ameba está num período de repouso, na forma de um cisto. Todavia, quando penetra no intestino torna-se muito ativa, crescendo e reproduzindo-se muito rapidamente. A ameba causa no intestino a formação de lesões chamada úlceras. Mais tarde, também pode haver formação de úlceras no fígado. A disenteria amebiana é mais comum nos países quentes, situados entre os trópicos. Pode, entretanto, ocorrer em climas mais frios.
A disenteria amebiana pode ser evitada por cuidados de limpeza e saneamento, exame cuidadoso das pessoas que manipulam alimentos, e purificação da água e tratamento dos esgotos. Quem vive em regiões onde a disenteria amebiana é muito freqüente deve ser particularmente cauteloso com os alimentos ou objetos que venha a tocar.
Tricomoníase
A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível, causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis, tendo como reservatório a vagina e a uretra.
O tricomonas é um parasita eucariota flagelado que possui quatro ou cinco flagelos e membrana ondulante.
A principal forma de propagação do protozoário é através de secreções durante o contato sexual.
A infecção pode ser assintomática no homem e na mulher.
Os sintomas são: corrimento amarelo esverdeado com mau-cheiro, prurido e/ou