A influencia da família no processo escolar
PÓS-GRADUAÇÃO
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Andrea Regina Nascimento de Oliveira
Turma:P239.13 Núcleo: Tiête
Data da Aula: 16/03/2013
Projeto
Titulo: Alfabetização e Fracasso escolar
Tema: A influencia da família no processo escolar
Problematização: Como as famílias podem ajudar na alfabetização
Justificativa: O tema foi definido através da importância no contexto da educação, visto que e fundamental a participação ativa da família na escola, principalmente diante das dificuldades de aprendizagem, associados ao mau rendimento escolar, que muitas vezes tem relação com problemáticas emocionais decorrentes dos conflitos familiares.
Antigamente costumava-se atribuir a criança toda a culpa por seu fracasso escolar.
Hoje, porém, já se reconhece que as dificuldades em aprendizagem não se dão no vazio, e sim em contexto, tanto situacionais quanto interpessoais. Não podemos falar de dificuldades tendo somente a criança como ponto de referência: o contexto em que a criança encontra precisa ser considerado. Assim quer a família, quer a escola, podem ser grandes responsáveis pela determinação dos distúrbios na aprendizagem
Hipótese: Seria esta família estar cada vês mais presente na vida escolar da criança.
Monitorando a intensidade com que acontecem seus contatos com a escola, a idade de acesso a educação infantil, o fato de ter ou não frequentado.
Mantendo uma interação com o dia-a-dia desta criança na escola conhecendo a direção, coordenação sabendo o nome delas, sabendo qual a sala de seus filhos e colegas.
Tendo total interação a sua frequência escolar e ao boletim.
Mostrando interesse pelos deveres de casa acompanhando, ajudando quando solicitado, vistoriando a execução deste apoiando(a) a fazê-lo(a) e mostrando-lhe a sua importância.
Estando sempre presente nas reuniões de pais, trabalhando juntamente com o corpo de docente, dando