A influência do âmbito familiar no aprendizado de ciências e biologia em alunos do ensino fundamental e do ensino médio no colégio estadual jardim zeballos no município de (guaíra-pr).

5247 palavras 21 páginas
1.INTRODUÇÃO

O colégio Estadual Jardim Zeballos é um dos maiores colégios do município de Guaíra – PR, atualmente o colégio conta com uma estrutura na qual comporta uma faixa de 500 alunos diariamente, estudando no ensino fundamental, e médio. Esses dados de popularidade do colégio nos trás claramente a visão de que atualmente o colégio estadual Jardim Zeballos desempenha um papel crucial de “preparação” dessas crianças e adolescentes, na busca da formação de um cidadão, culturalmente e educacionalmente, preparado e formado para “a tomada da vida adulta”.
A relação da família no processo de aprendizado tem como objetivo passar aos jovens, hábitos, conceitos, e valores que são de grande importância para a inserção dos jovens à sociedade, as alterações nesse ciclo de vivencias podem acarretar em dificuldades gerais para as demais instituições (SZYMANSKI, 2004). É dever da família e do Estado garantir educação para todos os cidadãos, visando seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (LDB, 1996).
Hoje, mais do que nunca, face às exigências do mundo atual, o ensino de ciências e biologia tem um papel fundamental no processo de construção do conhecimento continuado, e do perfil sócio-ambiental, cultural e cívico dos alunos, desenvolvendo competências e habilidades nas mais diferentes linguagens, para que o aluno tenha condições de relacionar, por si próprio, ao longo da vida, os fenômenos que ocorrem a sua volta (Amazonas, Damasceno, Terto e Silva, 2003). Sem essa devida formação e acompanhamento familiar, o conhecimento tenderá a ser limitado a regras e imposições apresentadas durante o período escolar, o que por sua vez acarretará em uma formação deficiente aos alunos, que os incapacitarão questionar e contribuir não somente ao meio ambiente e sociedade como também para o seu próprio desenvolvimento sadio. Segundo a introdução aos PCNS terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental (1998) propõe para o ensino de

Relacionados