A Infla O Esperada Para 2013 4
De acordo com Penna, a inflação afeta a população como um todo, porém, com intensidades diferentes, proporcional ao nível de renda familiar. As pessoas de baixa renda são as mais prejudicadas, pois utilizam grande parte dos seus rendimentos para adquirir produtos e serviços básicos, como alimentos, roupas e transporte.
Com a inflação, nós perdemos o poder de compra de produtos e serviços, e isso afeta os consumidores e também os empresários, já que os valores dos custos para a produção do produto/serviço aumentam, encarecendo o preço final.
De acordo com o que levantamos nessa etapa, o nosso objeto de estudo, no caso as agências de viagens não têm sido afetadas pela inflação. O segmento de turismo em si não tem sido afetado no momento atual. Porém, também observamos que a inflação tende a subir e fechar o ano acima da meta estipulada de 4,5%, o que futuramente pode afetar o nosso objeto de estudo.
O resultado disso foi que os bancos reduziram as taxas de juros aos consumidores, o que aumenta o crédito e incentiva o consumo de bens e serviços.
A alta do câmbio, com o dólar valendo maisde R$ 2,00, pode ocasionar na diminuição de viagens internacionais por parte dos brasileiros. Porém, faz com que o Brasil se torne mais atrativos aos estrangeiros e também impulsiona o turismo interno, já que muitas pessoas deixam de viajar pra fora e escolhe viajar no Brasil.
De acordo com Peduzzi, até o fim de 2013 cerca de 5,5 milhões de turistas estrangeiros terá visitado o Brasil, o que representa um número recorde. Em 2011, foram 5,1 milhões. Isso representa um aumento de 7,8%, percentual que é quase o dobro do registrado no mundo (4%).
Em termos de divisas, ou seja, os gastos dos turistas estrangeiros