Manual
Por um Acre Melhor: com mais paz, mais próspero e mais justo.
Cinco valores e cinco grandes objetivos de Governo
Márcio Bittar
Cinco Valores.
Os valores são os fundamentos dos indivíduos e das nações. Os valores guiam as ações e as relações entre as pessoas. São os valores a expressão de nosso caráter.
Nada é mais pernicioso para um País ou Estado, do que quando assumem as funções de governo homens sem valores, homens que desprezam os valores que dão base às virtudes e as boas obras. Nada pode ser mais assombroso do que o governo dos homens sem valores, pragmáticos, que fazem de tudo para a mera manutenção do poder.
Homens que submetem todos ao discurso único e calam as instâncias democráticas e naturais da sociedade como a imprensa.
Nada pode ser mais repugnante do que confundir o Estado com o Partido, misturar e se apropriar, submeter todos à tirania do pensamento único, ao império da mentira e ao desprezo pela verdade, à perseguição, à compra de pessoas, à destruição de anos de trabalho honesto, à difamação ardil e covarde e à imposição de ideias e mitos pela força do exercício do poder.
Nada pode ser mais ultrajante e venal do que usar o dinheiro público em benefício de uma panelinha de aliados e companheiros sem valores e sem compromissos reais com o povo.
Sei que valores se aprendem em casa. Sei disso porque tive uma família como alicerce, pai e mãe lutadores do dia a dia, gente que age e agiu mediante os bons valores.
Aprendi a valorizar o trabalho duro e cotidiano como uma virtude vendo meu pai na labuta. Aprendi a amar o próximo vendo o carinho profundo de minha mãe com a família e com as pessoas: amigas, vizinhas, parentes, amigos dos filhos e mesmo desconhecidos.
Aprendi a valorizar o estudo, o saber, vendo minhas queridas irmãs estudarem com afinco e entusiasmo e depois serem professoras exemplares. Sobretudo, aprendi com meu pai a viver sob a égide da ética da responsabilidade, estar atento