A IND STRIA NO BRASIL 4 ETAPA
4ª ETAPA
PROF: LUCIANA PINHEIRO
O INÍCIO DAS ATIVIDADES INDUSTRIAIS
A indústria engloba o conjunto de atividades produtivas que transformam matériasprimas em produtos destinadas ao consumo. O artesanato é uma forma rudimentar de produção, com o uso de ferramentas simples onde o artesão participa de todas as etapas na produção.
Com o aumento da população urbana, e o crescimento da demanda de mercadorias o que favoreceu o desenvolvimento da manufatura, que consiste em um sistema de produção que tem como característica a divisão do trabalho, cada trabalhador realiza uma etapa na produção.
A Revolução Industrial se expandiu para outros países e, com a descoberta do motor de explosão e a expansão do uso de trens no final do século XIX, teve inicio a II
Revolução Industrial.
O aumento da quantidade de mercadorias, promovidas pelo sistema manufatureiro intensificou as atividades comerciais, levando ao crescimento das manufaturas, permitindo o investimento em novas e avançadas técnicas de produção.
As ferramentas foram gradativamente substituídas por maquias cada vez mais elaboradas, produção domestica deu lugar ao sistema fabril. Essa fase é conhecida como maquinofatura, sistema produtivo cujas características principais: emprego maciço de maquinas, produção em larga escala, divisão do trabalho e formação de uma nova classe social de trabalhadores – o operariado.
Em meados do século XX, áreas como computação, telefonia, robótica, desenvolvimento de satélites, dentre outras, deram origem à III Revolução Industrial, que continua evoluindo até os dias atuais.
A INDÚSTRIA NO BRASIL
Durante o período colonial não houve indústria no Brasil, os produtos aqui consumidos pelos colonizadores eram manufaturados vindos da Europa. A partir do século XX, a industrialização começou de forma muito intensa no estado de São Paulo, favorecida pela produção cafeeira. Assim como nos estados do Rio de Janeiro ( que na época era a capital do país) e Rio Grande do Sul.
A existência