A inclusão
Lísia Brasil Rivatto* Lisiarivatto@gmail.com
RESUMO
O artigo foi elaborado para pensar na questão da inclusão escolar; utilizando, como recurso três entrevistas com professoras que experimentaram o método de inclusão de seus alunos na escola de ensino regular, visando á avaliação neste processo de experiência realista para alunos com necessidades educativas especiais.
Palavras chave: Inclusão, Educação, alunos e professores.
INTRODUÇÃO
Esse artigo vai tratar de um assunto muito delicado e polêmico, visto que abrange vários aspectos de uma palavra: ‘’Inclusão’’.
Quando uma família possui em seu seio, algum membro com necessidades especiais, procura incluí-lo em alguma ação popular, para encontrar soluções viáveis, para essa inserção na sociedade.
Para expressar a idéia de inclusão escolar é preciso refletir sobre ‘’Educação’’. Todo esse processo se faz necessário para haver entendimento da estrutura montada para uma população homogênea de alunos. O sistema educacional não esta propicio para receber crianças com necessidades educativas, pois não há professores especializados, nem ambientes apropriados e funcionários preparados para oferecer aquilo que a Constituição Federal garante a esses portadores de necessidades especiais: direito á educação de qualidade, com base na proposta de ensinar e aprender.
O artigo foi elaborado a partir de um debate, em sala de aula, entre professor e colegas, que questionavam a inclusão escolar do portador de necessidades especial sendo esta, um desafio para o sistema regular de ensino.
A partir daí, foi realizada uma pesquisa visando ás preocupações muito comum de educadores despreparados, contudo esforçados a ensinar.
Para a compreensão deste artigo, foram entrevistadas três