A importância e influência do consumidor infantil no mercado
Diante do desenvolvimento tecnológico e das comunicações em evidência nos dias de hoje, percebe-se a necessidade de estudos cada vez mais especializados, para melhorar o desempenho do marketing empresarial. Para tanto, buscou-se, através do presente trabalho de pesquisa conhecer a influência da Propaganda no comportamento de compra do consumidor infantil de 02 a 05 anos.
As pesquisas mostram que as crianças reconhecem, falam e repetem algumas marcas que são divulgadas pela mídia, a criança é passível de entender, e apreender as propagandas, reagindo aos estímulos recebidos via televisão com um comportamento de consumidor exigente e constante.
Além da importância econômica crescente do consumo infantil, o aumento da atração deste campo deve-se ao fato de que muitos dos comportamentos de consumo são apreendidos enquanto criança. A comunicação da família é muito importante para o desenvolvimento do processo de compra na criança.
A sofisticação do mercado infantil também é constante. Hoje já existem produtos infantis de compra com elevado envolvimento, como produtos eletrônicos, não mais se restringindo à produtos de baixo envolvimento, como cereais e chocolates.
Segundo estudos sobre o panorama do mercado infantil brasileiro constatou que o faturamento desse mercado infantil chegou a R$ 7 bilhões no último ano móvel, foram analisados os produtos com apelo infantil de 47 categorias de produtos compostas por Higiene e Beleza, Mercearia Doce e Salgada, Perecíveis e Bebidas Não Alcoólicas. Comparando-se os volumes de vendas, o segmento infantil obteve um crescimento de 13,4% nos últimos dois anos, índice superior ao do segmento adulto.
O público infantil vem ganhando importância nas últimas décadas e as empresas voltadas para esse segmento têm investido na diferenciação de produtos para atendimento às necessidades cada vez mais específicas e exigentes.
A organização CONAR destaca a qualidade dos programas de televisão de valor