A importância dos saberes do paulo freire, para a prática do docente de história no ensino médio
Walfreds Chaves da Costa
Resumo
O artigo mostra a importância dos saberes do Paulo Freire em seu livro Pedagogia da Autonomia, usados para o ensino de História para o Ensino Médio. Diante de três saberes são desenvolvidos uma didática que pode ser realizada junto aos alunos, para que se multiplique a qualidade da formação do senso crítico do educando. Essa fase da adolescência em que é necessário um direcionamento por parte do educador, auxiliando-o na busca da construição do seu conhecimento utilizando suas experiências de vida e acreditar que é possível mudar o mundo a partir dos seus estudos e atitudes positivas que irá melhorar o mundo, a comunidade em que reside, importando a intenção partindo do assunto da história que foi estudado e da interpretação que lhe coube com o auxílio do educador.
Palavras Chaves: Experiências de vida, construir conhecimento, mudança, formação do educando.
INTRODUÇÃO
É importante os saberes do Paulo Freire contidos no livro “Pedagogia da Autonomia” para o docente de História no Ensino Médio seguir uma linha política para lencionar, libertar o educando a pensarem mais, construir o conhecimento que estão aprendendo. Quando sua pedagogia é aplicada nos institutos de ensino, fazendo mudanças na maneira de ensinar, do conteúdo, logo de imediato da para perceber uma ligeira mudança comportamental, no senso crítico do educando, e utilizando esses saberes pode-se conquistar muita coisa.
1 – Aproveitar experiências dos alunos para discutir legados da História
Quando se está estudando assuntos na história é muito importante a experiência de vida do educando quando se pode tratar de legados de passagens da história que influenciaram o tempo atual. Experiências de vida, que muitas vezes são consequências de fatos históricos. É mais fácil fazer essa relação para fixar o aprendizado, já que é algo na sua rotina,