A importância dos recursos humanos no sector hoteleiro
Catarina Antónia Martins (catarina@ipb.pt)
Instituto Politécnico de Bragança
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Mirandela
Departamento de Ciências Sociais
Carolina Feliciana Machado (carolina@eeg.uminho.pt)
Universidade do Minho
Escola de Economia e Gestão
Departamento de Gestão e Administração Pública
RESUMO:
Baseadas em mão-de-obra intensiva, de cuja qualidade depende a obtenção de vantagens competitivas sustentáveis, as empresas hoteleiras enfrentam o problema de assegurar uma performance superior por parte dos seus colaboradores atendendo às especificidades do trabalho no sector. Frequentemente recrutados por uma época, com horários de trabalho nem sempre regulares, tradicionalmente mal pagos e sujeitos a pressões inerentes às funções desempenhadas, deparamos com uma relação precária entre a qualificação dos colaboradores e os conteúdos funcionais. Perante um emprego instável, transitório e pouco qualificado, observase uma elevada rotação de pessoal, agravada com os inevitáveis custos.
Componente intrínseca da função Gestão, a Gestão de Recursos Humanos é vital para a compreensão da complexidade do comportamento humano, e consequente especialização nas suas diferentes funções.
O presente estudo pretende abordar a importância dos recursos humanos no sector hoteleiro e, tendo em conta as especificidades do trabalho no sector, apresentar a importância de uma correcta GRH.
PALAVRAS CHAVE: Gestão de Recursos Humanos, Sector hoteleiro, Condições de trabalho, Precaridade.
1. INTRODUÇÃO
A indústria turística, da qual a hotelaria é componente essencial, é fundamentalmente prestadora de serviços e, como tal, depende fortemente dos seus recursos humanos. Em cada subsector, os mais arrojados investimentos, os mais modernos equipamentos e as instalações mais luxuosas não serão bem sucedidas caso o aspecto humano/ pessoal da organização seja descurado.
Os recursos humanos são,