Caracterização do turismo
O turismo é uma actividade relativamente recente, e em progressiva ascensão, que evolui de forma significativa na segunda metade do século XX, devido a um conjunto de factores de natureza económica, social, e do aumento da mobilidade, decorrente do impacto da evolução tecnológica nos meios de transporte, em especial relevo no transporte aéreo.
O Turismo é uma actividade complexa, que engloba em si um alargado conjunto de actividades e produtos de diversa natureza, envolvendo um número elevado de agentes económicos. È uma actividade que tem impacto de forma transversal em toda a economia.
O impacto do Turismo, enquanto actividade económica, dinamizadora das economias mundiais, exige uma quantificação dos seus efeitos directos, indirectos ou induzidos em termos de criação de valor acrescentado, emprego ou receitas. Dada a multidimensionalidade da actividade, exigiu o desenvolvimento de metodologias específicas que permite visualizar as diferentes dimensões do Turismo, desenvolvido pelos diversos organismos internacionais, o Eurostat e a Organização Mundial do Turismo, ao qual designaram a Conta Satélite do Turismo, enquanto padrão internacional de medição dos efeitos económicos do Turismo, susceptível de permitir uma melhor compreensão da verdadeira dimensão e valor da actividade e a sua comparabilidade em termos internacionais.(TP, 2007).
O turismo, como actividades de lazer, adquiriu na sociedade moderna um estatuto enorme, podendo afirmar-se que esse fenómeno é o contraponto inevitável de uma sociedade fortemente polarizada no trabalho. Pressionado pelas exigências profissionais, o homem contemporâneo tem uma crescente necessidade de evasão e de equilíbrio físico e psíquico, que tenta obter através de práticas de lazer e da realização de viagens. (ESHTE, 2006).
O sector do turismo é reconhecido como uma das actividades económicas mais importantes, nas economias mais desenvolvidas, devido à sua dimensão. Segundo os dados do Programa