A importância dos conhecimentos sociológicos em relação a atuação do profissional de serviço social
Roselia Nunes Resmini
Prof. Everaldo da Silva
Prof. Iramar Ricardo Paulini
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Serviço Social (SES 0051 – Sociologia
07/04/09
RESUMO
Neste trabalho, tenho por objetivo apresentar qual a importância do conhecimento em sociologia, seu papel mobilizador, seu surgimento, desenvolvimento, os conceitos centrais do sociólogo Pierre Bordieu, a difusão da sociologia no Brasil, seus sociólogos, dando ênfase a teoria da dependência de Fernando Henrique Cardoso. Chegando a conclusão de que a sociologia nos desperta para a realidade, de um modo de pensar, através do contato com as diversas teorias e perspectivas sociológicas.
Palavras-chave: Sociologia; Teoria; Sociedade.
1 INTRODUÇÃO
Durante muito tempo o homem buscou uma ciência que estudasse os acontecimentos da sociedade humana, e com muito estudo chegou-se a sociologia, a ciência que estuda os fenômenos sociais.
O objeto de estudo da sociologia é o fato social. Suas características básicas: exteriores que consiste em idéias, normas, regras de conduta que foram criadas pela coletividade e já existem antes do indivíduo nascer e idéias, normas e regras que devem ser seguidas pela sociedade.
2 O NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
A sociologia nasceu de uma mudança radical da sociedade, resultando no surgimento do capitalismo. Foi uma situação gerada pelas revoluções industrial e francesa e mudaram completamente o curso que a sociedade estava tomando à época.
Na tentativa de reorganizar a sociedade, estabelecendo ordem, conhecendo as leis que regem os fatos sociais, surge em estudo científico da sociedade. Era o positivismo, e com ele a instituição da ciência da sociedade.
Foi dentro desse contexto que surgiu a sociologia, ciência que, mesmo antes de ser considerada como tal, estimulou a reflexão da sociedade