Trabalho de psicologia
O presente trabalho tem como objetivo, fazer uma explanação teórica do tema que nos foi designado, para apresentação de um seminário a respeito da teoria das Representações Sociais. Expondo o surgimento desta teoria, os principais autores e suas respectivas colaborações, para o desenvolvimento deste conceito. Considerando a importância do entendimento da mesma, para compreensão do funcionamento da sociedade como um todo. Bem como a interligação entre Representações Sociais e o Serviço social.
Introdução
A teoria das Representações Sociais se configura, como um campo do conhecimento que busca numa perspectiva multidisciplinar. Entender a relação estabelecida entre indivíduo e sociedade, na construção dos diversos saberes presentes no contexto social. Considerando as contribuições das diversas áreas do conhecimento como a antropologia, a história, a sociologia, a psicologia social. Uma descrição bastante clara, feita por um estudioso desta corrente, explicita qual o objetivo que essa teoria busca, no desenvolvimento do conceito de Representações Sociais. “o que me interessa não é uma síntese, mas um pensamento transdisciplinar, um pensamento que não se quebre nas fronteiras entre as disciplinas. O Que me interessa é o fenômeno multidimensional, e não a disciplina que recorta a dimensão neste fenômeno. Tudo que é humano é ao mesmo tempo psíquico, sociológico, econômico, histórico, demográfico. É importante que estes aspectos não sejam separados, mas sim concorram para uma visão poliocular”
(Morin,1984,apud Spink,1993,p.307)
A psicologia social se destaca como a área do conhecimento, que desenvolveu a teoria das Representações Sociais, pela concepção que esta tem, dos elementos sujeito e sociedade, os quais são concebidos numa relação de construção mútua da sociedade. A definição desta teoria foi dada, através dos estudos de Serge Moscovici, mas antes disso e com outro nome, foi