A importância do uso do Epi
Conforme a NR 06 (Norma Regulamentadora), EPI é todo e qualquer dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de riscos susceptíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Sendo assim, os EPI’s são equipamentos fundamentais nos processos de reciclagem, tanto para os catadores quanto para o pessoal que trabalha separando os materiais ou na reciclagem propriamente dita. Os organismos patogênicos podem habitar por tempo indeterminado as embalagens, frascos e restos de lixo.
Abaixo, estão listados os principais itens de EPI disponíveis, além de informações importantes para assegurar a sua identificação e o uso correto:
PROTEÇÃO DA CABEÇA: Capacete – proteção do crânio contra impactos, choques elétricos e no combate a incêndios; Capuz - Proteção do crânio contra riscos de origem térmica, respingos de produtos químicos e contato com partes móveis de máquinas.
PROTEÇÃO DOS OLHOS E FACE: Óculos - Proteção contra partículas, luz intensa, radiação, respingos de produtos químicos; Protetor facial - Proteção do rosto.
PROTEÇÃO DA PELE: Proteção da pele contra a ação de produtos químicos em Geral
PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES: Luvas de proteção, mangas, mangotes, dedeiras - Proteção de mãos, dedos e braços de riscos mecânicos, térmicos e químicos.
PROTEÇÃO DOS MEMBROS INFERIORES: Calçados de segurança, botas e botinas - Proteção de pés contra agentes cortantes e escoriastes; dedos dos pés e pernas contra riscos de origem térmica, umidade, produtos químicos, quedas; meias de segurança para proteção dos pés contra baixas temperaturas
PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS COM DIFERENÇA DE NÍVEL: Cintos de segurança tipo pára-quedista e com talabarte, trava quedas, cadeiras suspensas - Uso em trabalhos acima de 2 metros.
PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA: Máscaras de proteção respiratória - Proteção do sistema respiratório contra gases, vapores, névoas, poeiras ou