A importância do uso de epi no trabalho
1 INTRODUÇÃO
Qualidade é, atualmente, exigência com a qual as empresas convivem diariamente.
Os consumidores estão tomando consciência de seus direitos e já não escolhem um produto ou serviço apenas pelo preço. A qualidade tornou-se fator crucial numa decisão de compra e, constitui grande diferencial de uma empresa em relação a outra.
As empresa parecem estar despertando para a realidade de que a qualidade é uma exigência da qual não podem fugir. Pecam, contudo, quando não fazem uma interação entre estes objetivos e um eficiente programa de segurança.
As pessoas são os agentes dinamizadores da organização e é utópico pensar que possam desempenhar, de modo eficiente, suas atribuições se o próprio ambiente de trabalho não lhes proporciona segurança.
Não pode existir qualidade onde há insegurança. A qualidade de uma empresa depende, primordialmente, dos seus recursos humanos e, levando-se em conta que o medo é uma das mais fortes emoções, é inconcebível pensar que um operário possa desempenhar de maneira satisfatória, suas funções, em um ambiente que não inspira segurança.
A partir de dados elaborados pela UNESCO, através da análise de 13.000 profissões registradas em diversos países, constatou-se que os operários da construção civil estão entre as doze classes mais sujeitas a acidentes de trabalho. Este fator, somado ao grande número de construtoras existentes na cidade de Santa Maria, fez com que o presente trabalho fosse direcionado a este ramo de atividade.
Assim, o objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da segurança no trabalho e a necessidade da utilização de equipamentos de proteção individual (EPI’s) paraa sua obtenção, bem como, apresentar os resultados de uma pesquisa realizada na construção civil de Santa Maria que buscou verificar quais são os EPI’S fornecidos pelas empresas e qual a exigência de uso dos mesmos.
2 IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA NO TRABALHO
A segurança no trabalho é uma