A importância do uso do EPI – EPC
O Equipamento de Proteção Individual - EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.
O uso deste tipo de equipamento só deverá ser feito quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade, ou seja, quando as medidas de proteção coletiva não forem viáveis, eficientes e suficientes para a atenuação dos riscos e não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenças profissionais e do trabalho.
Os equipamentos de proteção coletiva - EPC são dispositivos utilizados no ambiente de trabalho com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos inerentes aos processos, tais como o enclausuramento acústico de fontes de ruído, a ventilação dos locais de trabalho, a proteção de partes móveis de máquinas e equipamentos, a sinalização de segurança, dentre outros.
Como o EPC não depende da vontade do trabalhador para atender suas finalidades, este tem maior preferência pela utilização do EPI, já que colabora no processo minimizando os efeitos negativos de um ambiente de trabalho que apresenta diversos riscos ao trabalhador.
EXEMPLOS DE EPI E EPC
Protecção da Cabeça: A cabeça deve ser protegida para o caso de ocorrer pancadas violentas e queda de objectos.
Exemplos: Capacetes, etc. Protecção Auditiva: São equipamentos para proteger os ouvidos de pressões que possam surgir. Exemplos: Auscultadores/abafadores e auriculares/tampões, etc. Protecção das Vias Respiratórias: São equipamentos que protegem as vias respiratórias dos agentes químicos, como as poeiras, gases, …, que podem existir na atmosfera.
Exemplos: aparelhos filtrantes (máscaras).
Protecção de Mãos e Braços: É um dos equipamentos mais necessários/utilizados, pois protegem os