A Importância Do Transporte Multimodal
A importância do transporte multimodal para o exterior é total, pois a cada dia há mais necessidade de agilidade para transportar os vários tipos de produtos das empresas, tanto de quem importa como de quem exporta. Pois hoje com a globalização se fez estreitar as fronteiras entre diversos países, dentro desse contexto foi preciso aperfeiçoar os métodos de logística nascendo assim o modelo multimodal onde sua principal característica é a utilização de pelo menos dois meios de transporte e que seja feita só por um operador de transporte para ser classificada com tal.
Vamos colocar com exemplo uma carga que chega à Europa via navio ao Porto de Amsterdam e será distribuído via trem e seu término será porta a porta com a entrega feita via automóvel.
A descarga do produto é feita no Porto de Amsterdam de lá se saberá onde será o destino para onde a carga deverá ser levada, depois de saber qual o destino da mesma ela é colocada nos trens sendo distribuídas em vagões de acordo com a necessidade do contratante, fazendo-se assim o transporte ferroviário. Por último depois de toda essa multimodalidade (é o transporte feito por um único operador de transporte por mais de uma modalidade da origem até finalmente chega ao seu destinatário) é feito um dos mais conhecidos; o famoso porta a porta que seria via automóvel (caminhão, van, motocicleta, etc...).
Por tanto a importância do transporte multimodal para o exterior é extremamente fundamental, nos dias de hoje, pois sem dúvida a facilidade que se pode ter através dessa forma de transporte é indescritível para escoamento da produção como também o recebimento de produtos e matéria-prima paras as industrias. Coloquei como exemplo a Europa que é um dos centros onde mais ocorre a multimodalidade. Mais gostaria de retratar também, ou seja, descrever o que ocorre nos portos que se encontram na América do Norte onde ocorre o mesmo processo de multimodalidade.
Na América do Norte