A importância do transporte multimodal para o comércio exterior
O transporte multimodal é aquele em que a mercadoria, sob um único conhecimento de transporte, utiliza mais de um modal para chegar ao seu destino, em virtude da impossibilidade de atingir determinado ponto apenas por um dos modais existentes ou por uma questão de custos. Essa função apresenta a vantagem de permitir que um único responsável tenha a obrigação do transporte da carga, desde a origem até a entrega no destino final. Com isto, o pagamento do frete é efetuado apenas uma vez pelo exportador ou importador, além de proporcionar à carga maior segurança, uma entrega mais rápida e uma redução dos custos em relação à intermodalidade, que gera divisão de responsabilidades.
A quantidade de modais utilizada é irrelevante, sendo importante a medida certa e a forma correta e eficaz para proporcionar o melhor resultado na operação. A ideia de integrar os serviços de mais de um modo de transporte traz como característica marcante a livre troca de equipamentos entre os diversos modais. Ainda, a multimodalidade tem um antigo relacionamento com o container, que é um apropriado instrumento para esse tipo de transporte em face da facilidade no seu manuseio na troca de veículos transportadores.
Os países mais avançados contam com o acesso aos serviços de empresas terceirizadas responsáveis por todo o serviço logístico globalizado, incluindo grandes operadores de transporte que operam na maioria dos países do mundo. Essas empresas são as que denominamos Operadores de Transporte Multimodal (OTM) e podem contar com tecnologias como capacidade internacional de rastreamento da carga, facilidades aduaneiras em estações avançadas e outros serviços que facilitam estratégias de postponement, gerando benefícios econômicos (MONTENEGRO, 2002).
Em relação ao comércio exterior temos algumas das principais vantagens do Transporte Multimodal: contratos de compra e venda mais adequados; a manipulação e a movimentação mais