motores combustao interna
Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Seminário de Pesquisa no curso Engenharia Mecânica/Elétrica,
Universidade de Caxias do Sul.
Prof. Orientador: Cesar Augusto Erthal
Caxias do Sul/RS
2013
1. TEMA
Motores de combustão interna.
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
História do motor de combustão interna. Avanço Tecnológico dos motores.
3. PROBLEMA
O motor de combustão interna foi uma das principais descobertas para a evolução humana; porem, o impacto ambiental causado por ele pode por fim a este motor dando lugar para motores ecologicamente sustentáveis e de que forma viabilizar esse processo?
4. HIPÓTESES
Motores híbridos, elétricos e movidos a outros combustíveis poderia ser a solução.
5. OBJETIVO GERAL
Mostrar a história do motor, seus benefícios e malefícios, e também outras soluções de motores que sejam capazes de contribuir para o meio ambiente.
6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
6.1 Contar a história do motor de combustão interna; 6.2 Explicar o funcionamento básico do motor. 6.3 Analisar a evolução do motor. 6.4 Verificar o impacto do motor no meio ambiente. 6.5 Analisar o avanço tecnológico nos motores. 6.6 Apontar possíveis soluções para o impacto ambiental.
7. JUSTIFICATIVA:
Desenvolvido no final do século XIX, o motor de combustão interna é uma das invenções de grande influencia na sociedade atual, tendo como seus dois principais modelos o motor a gasolina e o motor a diesel. Foi este motor que tornou possíveis os meios de transporte como o automóvel e o avião, por exemplo.
Foram nas décadas de 1870 e 1880 que houve as grandes invenções destes motores. Em 1876 os engenheiros alemães Nikolaus Otto e Eugen Langen patentearam o motor quatro tempos. Após esta, então, ainda em 1876, iniciou-se a primeira produção