Otm operador de transporte multimodal
Com o advento da globalização, ocorreu a inserção de um maior número de países em desenvolvimento no cenário internacional; a competitividade aumentou e a gestão de distribuição tornou-se uma necessidade mundial, principalmente para o empresariado desses países, que deve procurar a melhor forma de operar em níveis ótimos, pois tem como meta o crescimento, apesar dos problemas em nível macroeconômico.
Também alguns países desenvolvidos procuraram instalar seus parques fabris em países em desenvolvimento à procura de menores custos de mão-de-obra, matéria-prima e facilidade de entrada em novos mercados, entre outros fatores, obrigando as empresas dos países em desenvolvimento a inserir novas tecnologias e novas abordagens gerenciais para obter um mínimo em níveis de concorrência.
Diante dessa mudança na economia global, percebe-se a importância da logística como a ciência que adapta os meios disponíveis e as formas estratégicas para o alcance dos propósitos das organizações. De acordo com a Associação Brasileira de Logística (ASLOG) ela é definida como “o conjunto de atividades que tem por objetivo a colocação, ao menor custo, de uma quantidade de produto, em um lugar e no tempo onde uma demanda existe”.
Na economia atual nota-se que a logística está desempenhando o papel de importante ferramenta auxiliar nos processos da cadeia produtiva. As grandes empresas valem-se dela para estudos das melhores formas de alocação de recursos, desde a compra da matéria-prima até a chegada ao consumidor final.
Inserido nesse contexto está o processo de distribuição. Este é ponto