A importância do trabalho em equipe nas organizações do século xxi
Porém existe certo receio entre as pessoas sobre o trabalho em equipe, muitas acreditam que centralizando o serviço em si mesmo este seria concluído mais rapidamente. A explicação para este pensamento está em experiências desastrosas, que normalmente aconteceram no passado; como trabalhos escolares na época do colégio ou até nos seminários apresentados na faculdade, onde uma ou duas pessoas sempre acabavam fazendo o trabalho pelos outros, ou por falta de iniciativa ou comprometimento de alguns participantes.
A dificuldade em trabalhar com idéias e pensamentos distintos é uma grande barreira para o trabalho em conjunto, porém o mercado de trabalho hoje está mudando, e o individualismo está cada vez mais extinto, para se manter competitivas as pessoas terão que aprender a lidar e trabalhar com os outros. Primeiramente as pessoas que fazem parte de empresas que adotam o espírito de coletividade têm que saber a real diferença entre equipe e grupo de trabalho.
Equipe quer dizer comprometimento, e trata-se de um grupo de indivíduos com objetivo comum, que trabalham por uma conquista respeitando as características e as competências individuais de cada um. Não existe concorrência, as pessoas trabalham em conjunto aproveitando ao máximo o que cada um tem a oferecer, ao contrario de um grupo que não tem objetivos comuns, apenas trabalham juntos, em um mesmo espaço físico ou fazem parte de um mesmo projeto, mas com objetivos e metas individualizados.
Uma equipe é um grupo de pessoas trabalhando juntas para atingir uma meta em que todos acreditam, a qual seria difícil, ou impossível, de ser atingidas por pessoas trabalhando sozinhas.
As