Ética organizacional
São Paulo
2010
SUMÁRIO
ÉTICA ORGANIZACIONAL 3
BIBLIOGRAFIA 5
ÉTICA ORGANIZACIONAL
Uma empresa para manter a realização de suas atividades, o seu desempenho e sobreviver no mercado, requer um conjunto de elementos, os quais devem se encontrar articulados em prol de um objetivo maior. Dentre esses elementos, cabe conhecer qual é a essência da existência da empresa, ou seja, qual a sua missão, os seus valores e a sua visão.
A missão de uma empresa é a razão de ser pela qual ela foi criada e desenvolvida. Significa o papel que a empresa assume na sociedade em que está inserida. Representa a causa que a organização defende e pela qual se organiza e luta. (...) A visão reflete o projeto de futuro, (...) envolve objetivos organizacionais que fornecem foco e clareza. (CHIAVENATO, 2005, p. 45)
Os valores, por sua vez, representam o que “é importante” para a organização, isto é, quais as atitudes e os comportamentos que a mesma requer dos indivíduos que a compõe. Nesse contexto, porém, estão relacionados outros aspectos como a estrutura organizacional e a cultura organizacional.
A estrutura organizacional é a base fundamental para a realização das tarefas que desencadeiam no alcance dos objetivos empresariais. É por meio da estrutura organizacional que são estabelecidas a rede interna de relacionamentos e a cadeia de atividades. Segundo Chiavenato (2005), a estrutura focaliza a distribuição interna do trabalho entre os membros da organização.
A cultura organizacional pode ser definida como a mentalidade que predomina no comportamento da organização e de seus membros. Para Robbins (2002), a cultura organizacional diz respeito a um conjunto de valores, costumes, tradições e propósitos da empresa, fazendo desta, especial e singular.
E nessa estrutura, cabe a presença da ética organizacional, considerando que hoje, devido à acentuada concorrência no mercado na maioria dos segmentos, as empresas devem