Etica Organizacional
DA ÉTICA ARISTOTÉLICA PARA A ÉTICA NA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUAL
O realismo aristotélico considerava o universo como ordenado por leis constantes que servem para conduzir o homem à felicidade. Também afirma que o exagero é o causador de conflitos com outros indivíduos ou com a sociedade, e assim podendo afetar o nosso caráter, com isso os excessos prejudicam a imagem do homem social.
Para Aristóteles para evitarmos o exagero temos que usar a virtude, pois segundo ele é a qualidade positiva do indivíduo que faz com que este aja de forma a fazer o bem para si e para os outros. Portanto, a virtude é o meio termo das decisões, ou seja, o ponto de equilíbrio.
Agora vamos trazer a teoria ética aristotélica para a nossa realidade atual, constatamos que o cidadão brasileiro, na sua grande maioria, esqueceu dos seus valores. Por isso o país está mergulhado uma imensa e profunda crise moral ética, tendo em vista, os sucessivos escândalos na política, da utilização de verbas públicas para interesses particulares, e o cidadão que reclama com a corrupção dos políticos, no entanto,é o mesmo que paga propina para receber a carteira de motorista sem fazer o teste.
Essa situação pode ser mudada, quando todos os cidadãos pararem de resolver tudo com o conhecido “jeitinho brasileiro”, e ter a consciência que vender a sua cidadania e perder sua dignidade, só assim podemos nos livrar desse titulo de país da corrupção. Portando, se conseguirmos educar o nosso povo e resgatar valores esquecidos, será possível no futuro um Brasil melhor para todos.