aplicações web
A criação e edição de arquivos de origem é a função mais importante do IDE. Afinal de contas, é isto o que você faz na maior parte do tempo. O IDE fornece uma ampla variedade de ferramentas que podem complementar o estilo pessoal de qualquer desenvolvedor, tanto se você preferir codificar tudo manualmente quanto se quiser que o IDE gere grandes blocos de código para você.
Criando um Pacote Java e um Arquivo de Origem Java
Na janela Projetos, expanda o nó Pacotes de Códigos-Fonte. Observe que o nó Pacotes de Código-Fonte contém somente um nó de pacote default vazio.
Clique com o botão direito do mouse no nó Pacotes de Código-Fonte e selecione Nova > Classe Java. Indique NameHandler na caixa de texto Nome da Classe e digite org.mypackage.hello na caixa de combinação Pacote. Clique em Finalizar. Observe que o novo arquivo NameHandler.java será aberto no Editor de Código-Fonte.
No Editor de Código-Fonte, declare uma variável String digitando a linha seguinte diretamente abaixo da declaração da classe.
String name;
Adicione o construtor a seguir à classe: public NameHandler() { }
Adicione a linha a seguir no construtor NameHandler(): name = null;
Gerando os Métodos Getter e Setter
Clique com o botão direito do mouse no campo name do Editor de Código-Fonte e selecione Refatorar > Encapsular Campos.
A caixa de diálogo Encapsular Campos será aberta, listando o campo name. Observe que a Visibilidade do Campo é definida por default como privada, e a Visibilidade dos Acessadores como pública, indicando que o modificador de acesso da declaração da variável da classe será especificado como privado, enquanto os métodos getter e setter serão gerados com os modificadores public e private, respectivamente.
Caixa de diálogo Encapsular Campos
Clique em Refatorar.
Os métodos getter e setter são gerados para o campo name. O modificador da variável de classe é definido como private enquanto os métodos getter e