Projeto aplicações web
Tema: Aplicações Web
Aplicações em pequenas empresas
Junho de 2012.
1. INTRODUÇÃO
Conforme Cortês (2001 apud ZANATTA, 2004, p. 12), “a preocupação com a qualidade deixou de ser um diferencial competitivo e passou a ser pré-requisito básico para participação no mercado”. Acrescentando o que disse Cortês, a qualidade é essencial, mas a preocupação com o custo esta cada vez mais evidente, já que em um mercado competitivo, onde a oferta de serviços é muito grande, para manter um lucro as empresas investem para diminuir os gastos.
Em busca de aliar excelência no desenvolvimento de programas cada vez mais complexos com uma redução no custo. Aplicações web estão sendo criadas para serem usados com qualquer navegador como o Internet Explorer ou o Google Chrome por exemplo, e em qualquer lugar, onde haja uma conexão com a internet, substituindo os programas instalados diretamente no computador.
Com esse tipo de aplicativo é possível editar documentos, criar, acessar arquivos guardados em um servidor de qualquer máquina, sem a necessidade de instalar programas pesados que possam prejudicar o desempenho do computador. Com uma maquina simples e barata, é possível usar programas complexos que estão instalados em um servidor de grande capacidade, e com um preço muito reduzido, já que a manutenção, instalação e configuração dos computadores ficam a cargo da empresa proprietária das maquinas, e não do cliente que só esta locando um espaço ou um processamento.
A grande vantagem dessa tecnologia é na economia dos terminais, e reutilização do código em larga escala, o mesmo código fonte é usado para vários clientes ao mesmo tempo, possibilitando empresas de pequeno porte atuarem com sistemas sofisticados.
2. OBJETIVO
Este trabalho tem o objetivo de explicar o que são as aplicações web e mostrar suas vantagens em relação as outra arquiteturas de desenvolvimento de software. As