A importância do professor de educação física na apae de lagarto-se
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-APAE, da cidade de Lagarto-SE, é uma das instituições pioneiras na atenção especializada as pessoas com necessidades educacionais especiais, oferecendo serviços de habilitação, reabilitação e inclusão destes indivíduos na sociedade, proporcionando atividades educacionais nas áreas de educação e ação pedagógica, artes, ”informática”, saúde e prevenção, educação profissional e trabalho, e educação física.
A Educação Inclusiva tem sido objeto de estudo de inúmeros autores como Do Carmo (1991) e Devid Rodrigues (2000). Segundo Coll (1995) a educação inclusiva representa um passo concreto e manejável que pode ser dado em nossos sistemas escolares para assegurar que todos os estudantes comecem a aprender que o pertencer é um direito, não um status privilegiado que deva ser conquistado. Nesse contexto, Rodrigues (2000, p.6) cita que: “a identidade do ser humano é constituída nas relações que ele estabelece consigo mesmo e com os outros, sendo que ao mesmo tempo, transforma a sociedade e por ela é transformado”.
O meio escolar é um dos espaços que o indivíduo passa grande parte de seu tempo, cabe a escola favorecer meios para que o aluno possa identificar-se e integrar-se a um grupo. Para que a escola consiga favorecer esses meios, é necessário que o professor entenda e reconheça que cada pessoa é diferente da outra. A sociedade possui uma visão de homem padronizada e classifica as pessoas de acordo com essa visão, sendo assim, uma pessoa é considerada anormal quando não se enquadra nos padrões de normalidades impostas pela sociedade, em conseqüência essas pessoas são rotuladas e na grande maioria rejeitadas pela sociedade.
Para tanto, assim se expressa Mazotta (1986, p. 25) a respeito da conceituação de corpo estigmatizado,
Por definição é claro, acreditamos que alguém com estigma não seja completamente humano. Com base nisso, fazemos vários tipos de discriminação, através das quais efetivamente e muitas