Ozonioterapia
O artigo relata que o gás ozônio esta sendo usado agora para diferentes ramos da medicina, ele já é utilizado nas indústrias químicas e também no tratamento de água. Na medicina ele tem o nome de ozonioterapia e é utilipzados para tratamentos de inflamações, alergias de pele, infecções agudas, problemas circulatórios e de imunidade. O procedimento é assim o gás é misturado á água, em óleo, ou injetado como vapor em um saco plástico, é aplicado em queimaduras, feridas e na corrente sanguinea com a função de amenizar os sintomas.
Algumas pesquisas da USP relatam que o ozônio é capaz de matar as temidas bacterias resistentes a antibióticos as “superbacterias”.
A técnica utilizada no Brasil é defendida por pelo menos 200 médicos que fazem parte da Associação Brasileira de Ozonioterapia “Abroz”. A associação negocia há seis anos para introduzir a técnica no sistema público. A diretoria do Abroz relata que com o uso de ozônio nesses tratamentos diminuiria custos para o sistema públíco, pois os resultados são mais rápidos e os equipamento utilizados no tratamento não são caros.
O departamento de imunologia da USP demonstrou o poder do gás em eliminar as supebacterias. Algumas pesquisas realizadas no Hospital das Clinicas de São Paulo, teve exito em eliminar dez tipos de bacterias hospitalares multirresistentes aos antibióticos com apenas cinco minutos de exposição ao gás, uma das bactérias foi a KPC.
O comitê de Etica da USP precisa autorizar para ser utilizados por seres humanos.
Não terá efeito colateral pois o método utilizado faz com que o ozônio entra no corpo e vira oxigênio em alta concentração com isso o ozônio vira um medicamento.
Artigo original publicado em 20/02/2011 às 06h00 por Camila Neumam, do R7 “Mesmo sem aprovação do governo, terapia com ozônio promete acabar com superbactérias e tratar feridas
Técnica usada para tratar infecções e queimaduras não é reconhecida no