A importância do posicionamento, diferenciação e direcionamento de marketing
1 - INTRODUÇÃO
Reconhecido pelo meio acadêmico-científico da área de negócios e pela comunidade empresarial como de importância inequívoca, o conceito de posicionamento vem sendo aprimorado desde a sua concepção.
A importância do posicionamento reside no fato de que ele deve estimular os consumidores a desenvolverem considerações acerca da marca/empresa trabalhada, além de contribuir para que o público-alvo diferencie as marcas/empresas concorrentes e escolham aquela que percebam como de maior valor.
De caráter exploratório e teórico, este trabalho tem por objetivo apresentar uma leitura acerca do posicionamento, diferenciação e direcionamento como uma maneira de contribuir para a continuidade da evolução do conceito e das atividades a eles associadas, apresentando conceitos e expressando reflexões acerca do tema e de assuntos correlatos.
2 - HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE POSICIONAMENTO
O desenvolvimento do conceito de posicionamento, menos disseminada pela literatura de administração, é apresentada por Wind (1982, p. 74), que esclarece que ele tem sua origem na teoria microeconômica, especificamente para que se pudessem trabalhar as estruturas de mercado, a competição entre empresas e os conceitos de substituição entre produtos.
O termo posicionamento foi cunhado, pela primeira vez, em um artigo de Jack Trout em 1969, publicado no Journal of Marketing. Nele, o autor ressaltava que pouco adianta gastar milhões de dólares com boa propaganda, se ela não se adequar ao “jogo” do posicionamento (TROUT, 1969, p. 51).
O fundamento desse direcionamento proferido por Trout (1969, p. 51) foi a grande quantidade de produtos e de empresas existentes e muito “barulho de marketing”, implicando a não-resposta dos consumidores às mesmas estratégias que eram utilizadas no passado. Isso porque a mente humana se assemelha a um computador, pois cada informação é alocada em uma posição