Cranes
Posicionamento e Diferenciação são importantes processos dentro do gerenciamento de uma marca, pois agem no sentido de favorecer a sustentabilidade de uma empresa no longo prazo, passando por cima de mudanças em condições econômicas, investidas de concorrentes, estágios e exigências propostas pelos consumidores, etc. Ou seja, o papel do posicionamento e diferenciação é o de conquistar vantagem competitiva a uma empresa ao longo do ciclo de vida de seu produto ou oferta, garantindo sua vida e lucratividade.
Desenvolvimento e Comunicação da Estratégia de Posicionamento
Estratégias de Marketing são baseadas em três fatores: Segmentação, Mercado-Alvo e Posicionamento, ou seja, uma empresa deve descobrir as necessidades de segmentos do mercado, analisar entre essas necessidades qual delas ou quais destes grupos consegue atacar de maneira mais eficaz (definindo seu público-alvo) e assim, posicionar seu produto de modo atrativo e diferenciado ao consumidor. Pode-se definir posicionamento como a ação de projetar o produto e a imagem da empresa para ocupar um lugar diferenciado na mente do público-alvo. Sua boa aplicação resulta em oferecer ao cliente uma proposta focada nele e no alcance de objetivos que o mesmo procura, dando motivos convincentes para este adquiri-los. A idéia de posicionamento é mais ligada a impressões e posicionamento na mente do cliente potencial sobre um produto do que ao produto de fato, apesar de partir dele.
Para definir o posicionamento de uma empresa, é preciso definir sua Estrutura de Referência Competitiva, que diz respeito a identificar seu público-alvo e o que motiva sua decisão de compra e substitutos próximos com os quais a marca compete. Depois de definida essa estrutura, deve-se definir pontos que o consumidor busca que sejam próximos (de paridade) ou diferentes da concorrência. Pontos de paridade entre ambas são condições básicas que um produto deve ter para competir em