A importância do lúdico nas séries iniciais
INTRODUÇÃO
Este artigo cientifico tem como objetivo observar alguns tópicos tais como O Brincar na vida da criança,A importância dos jogos como estratégia de trabalho do professor em sala de aula e os benefícios dos jogos no desenvolvimento integral da criança. Nortearam esta análise bibliográfica as seguintes indagações: Por que as crianças brincam e de que forma? Qual a relação do lúdico no processo de ensino e aprendizagem?
E como o lúdico, por meio da formação do educador, interfere neste processo. Aborda o tema principal sobre conceitos de ludicidade e estudiosos que defendem este novo prazer lúdico como um de diversos instrumentos que podem ser contextualizados e que influenciam no desenvolvimento cognitivo e social dos educandos, agindo de forma dinâmica na relação de educandos e educadores no processo de ensino e aprendizagem.
As atividades que envolvem as brincadeiras lúdicas confirmam que as crianças aprendem com mais facilidade brincando. No entanto, a ludicidade ajuda no aprimoramento da educação, pode ser crítica e criativa, de acordo com a demanda e realidade da sala de aula e, junto ao educador, desenvolve possibilidades que permitam aos educandos a experimentar situações que interferem no ensino bem como a importância de um educador mediando esta relação de ensino e aprendizagem com a ludicidade.
No entanto, o sentido verdadeiro da educação lúdica, só estará garantido se o educador estiver preparado para realizá-lo e a escolar aceitá-lo como um recurso de conhecimento sobre os fundamentos da mesma.
Dessa forma, este artigo tem por objetivo geral evidenciar a importância dos jogos, em especial, mas primeiras séries do Ensino Fundamental, para o desenvolvimento global da criança e, ainda, encaminhar alguns procedimentos lúdicos que contribuem parta a prática pedagógica dos professores. As pesquisas realizadas têm por justificativa mostrar a importância de se