Metodo 8D
A técnica 8D tem por objetivo promover adequação de ações eficazes nos processos de forma que eventuais problemas possam ser solucionados, forçando a solução definitiva. Uma das finalidades e a correção de problemas de forma ordenada, racional e disciplinada. As 8D´s, podem ser entendidas da seguinte forma:
LÓGICA DA SOLUÇÃO DE PROBLEMA 8D
1- Formação da equipe
2- Descrição do problema
3- Implementação de ações de bloqueio (de contenção, Interinas)
4- Definição das causas básicas
5- Definição das ações corretivas permanentes
6- Implementação e verificação da eficácia das ações corretivas permanentes
7- Prevenção da reincidência
8- Revisão final e reconhecimento da equipe
1- Formação da equipe: O primeiro passo é formar a equipe que será responsável pelas ações. São essas pessoas que irão formular o plano de ação necessário, definir prazos e resultados, responsabilidades. A equipe deve estar ciente de suas responsabilidades ante as situações que devem ser resolvidas. É importante deixar clara quais sãos as expectativas em relação aos resultados para que não haja desvios.
2- Descrição do problema: Nesse passo, irá ser descrito o problema ou desvio ocorrido, quais foram as variações, que pontos foram afetados, quais parâmetros eram utilizados quando começou a ocorrer o problema. Levantar o máximo de informações possíveis para formar o plano de ações necessárias para corrigir o problema de forma imediata, ou seja, bloqueá-lo.
3- Implementação de ações de bloqueio (de contenção, Interinas): Depois de levantadas as hipóteses, elaborado o plano de ações pela equipe responsável, as ações de bloqueio devem ser implementadas uma a uma de forma ordenada, extraindo o máximo de informações e acertar parâmetros ou métodos de execução conforme o resultado proposto ou o padrão já utilizado.
4- Definição das causas básicas: A partir das ações de bloqueio, são levantadas as informação que irão levar