Capacitores
Capacitores são encontrados em praticamente todos os equipamentos eletrônicos, nas mais diversas formas e tamanhos. Estes componentes também são bastante críticos, devendo ser usados com muito cuidado. Entender suas especificações, conhecer os tipos existentes e suas características é fundamental para todo o praticante da eletrônica. Neste artigo procuramos abordar tudo que há de importante nestes componentes.
A finalidade básica de um capacitor é apresentar uma capacitância em um circuito, ou seja, armazenar cargas elétricas, e através desse armazenamento ter determinados efeitos sobre um circuito. Houve tempo em que estes componentes eram chamados “condensadores”, e até hoje alguns fazem isso, porque antigamente acreditava-se que eles tinham a propriedade de “condensar” a eletricidade.
Basicamente, um capacitor é formado por dois eletrodos metálicos, os quais são denominados “armaduras”, sendo elas separadas por um material isolante denominado “dielétrico”. O dielétrico pode ser de papel, vidro, poliéster styroflex, mica, ar e mesmo o vácuo. Para muitos tipos de capacitores o dielétrico dá nome ao capacitor. Assim, um capacitor de poliéster tem este material plástico como isolante.
Quando ligamos às armaduras de um capacitor um gerador (uma bateria, por exemplo), a armadura ligada ao polo positivo da pilha se carrega positivamente, enquanto que a outra carrega-se negativamente. A quantidade de cargas armazenadas na armadura positiva é a mesma que a armazenada na armadura negativa, diferindo apenas quando à polaridade.
Mesmo depois de retiramos a bateria do circuito, o capacitor mantém em suas armaduras as cargas elétricas, e estas apresentam a mesma diferença de potencial da bateria que foi conectada. Dizemos que o capacitor se encontra carregado.
Para descarregar um capacitor é preciso oferecer um percurso para que as cargas de uma armadura fluam para a outra e haja a neutralização. Assim, interligando as armaduras por um circuito externo,