Controle estatístico da qualidade: aplicação de 8d em
Igor Licks Lermen (FAHOR) il000673@fahor.com.br
Paulo Roberto da Silva Viana (FAHOR) pv000748@fahor.com.br
Edio Polacinski (FAHOR) polacinskiedio@fahor.com.br
Resumo
Este artigo apresenta a aplicação da ferramenta 8D em uma indústria de embalagens, na cidade de Nova Candelária - RS, na Gráfica Sul LTDA. Através de um estudo de caso, apresenta-se as etapas utilizadas pela empresa para adaptar a ferramenta 8D, conforme necessidade da mesma. Essa ferramenta tem a finalidade de resolver problemas complexos de produção, visando a melhoria contínua dos processos. A interação que a ferramente traz, para a organização, é um diferencial, pois atua juntamente com os colaboradores, assim sendo, é fundamental o comprometimento de toda a organização para o sucesso da mesma. Atua diretamente na causa raiz do problema, gerando soluções prévias, pois a solução pode ser um tanto demorada, sendo elas avaliadas e analisadas posteriormente. Esse trabalho proporcionará uma visão real de adapatações de processo para implantar melhorias contínuas na organização. Assim sendo, a ferramente 8D tem sua princ ipal aplicação em planilhas do Excel, que se asemelham com um check -list. A aplicação da ferramenta obteve resultados significativos, uma vez que, oportunizou identificar além da análise de custos desnecessários, a possibilidade do armazenamento das informações para possiveis problemas que se asemelhem e que possam vir a ocorrer futuramente.
Palavras chave: 8D, Embalagem de Papel Cartão, Gráfica.
1. Introdução
A busca contínua das empresa, pela máxima qualidade de seus produtos, é constante, pois , para se manter no mercado competitivo, o desepenho das ferramentas de qualidade é imprescindível.
Para Coutinho et al. (2010), o maior objetivo da aplicação das ferramentas da qualidade é identificar os maiores problemas das empresas, sempre visando a melhor solução dos mesmos.