asas
Com o fim da segunda guerra mundial, a administração passou por uma enorme mudança. Com essas mudanças a Teoria Classica (jamais substituiada por outra teoria) sofreu algumas atualizações, se tornando Teoria Neoclassica. A abordagem neoclássica tem como fundamentos: a administração como um processo composto por funções: planejamento, organização, direção e controle. A administração fundamentada em princípios básicos que tenham valor preditivo. Apoio a princípios universais.
Capitulo 7 – ‘ teoria neoclássica da administração’
A teoria neoclássica possui as seguintes características: ênfase na pratica da administração, reafirmação relativa dos postulados clássicos, ênfase nos princípios gerais da administração, ênfases nos objetivos e resultados e ecletismo nos conceitos.
A teoria neoclássica procura resultados certos e que se possam ser vistos os resultados quando se coloca em pratica. Ela visa colocar a empresa em seu devido lugar, para isso usam a teoria classica mais ampla e flexível. Os administradores são importantes em qualquer empresa que quer ser bem sucedida, pois são eles que irão planejar, organizar, dirigir e controlar a empresa para que consiga chegar em seu objetivo. Alem de se basearem na teoria clássica os neoclássicos absorvem outras ideias de outras teorias para um melhor resultado.
O administrador tem que levar sua equipe para os objetivos finais que lhes são impostos, para isso deve estar sempre presente ajudando seus subordinados no que precisarem. Drucker diz que há três aspectos: quanto aos objetivos, à administrçao e desempenho individual. O objetivo da empresa é a realização da tarefa social, essas organizações possuem objetivos diferentes mas a administração tem o mesmo principio de planejar, organizar, dirigir e controlar a empresa. O desempenho individual é a eficácia dos trabalhadores.
Eficácia é uma medida do alcance dos resultados, enquanto a eficiência é a medida da