a importancia do ludico nas series iniciais
709 palavras
3 páginas
INTRODUÇÃO:A utilização do método lúdico nas aulas para as crianças que se encontram na faixa etária dos seis anos é fundamental. Isso porque as crianças adoram experiências novas e não costumam passar muito tempo fazendo a mesma atividade, é preciso que o professor faça constantemente trocas de atividades num pequeno período de tempo. Durante essa fase, as crianças no convívio com as outras, descobrem o prazer de brincar. Segundo Salomão (2007) numa sala de aula em que a metodologia está voltada para o lúdico, as chances de aprendizagem e desenvolvimento da criança são bem maiores, pois o lúdico, além de ser uma necessidade básica em qualquer idade, não deve ser considerado apenas como divertimento e passatempo, e sim, uma forma prazerosa de ensino-aprendizagem que contribui para a saúde, qualidade física e mental. Portanto nosso estudo norteou a seguinte questão: qual a importância do lúdico através do jogo na alfabetização de crianças nas séries iniciais do ensino fundamental? Tomamos como fundamentação teórica: a questão da ludicidade; o jogo; os tipos de jogos e as contribuições do lúdico no desenvolvimento infantil e na alfabetização, na perspectiva de Piaget (1978), Vygotsky (1991), Salomão (2010), Huizinga (1990), Kishimoto (2010) e Borba (2006).
OBJETIVO DO TRABALHO:Investigar a importância do lúdico, através do jogo, na alfabetização de crianças nas séries iniciais do ensino fundamental, identificar o significado sobre jogos apresentados pelas professoras, identificar os tipos de jogos e brincadeiras utilizadas nas aulas e verificar de que forma as professoras participam das atividades lúdicas.
MÉTODOS:Este trabalho trata de uma pesquisa de campo, abordagem qualitativa, realizado com dez professoras de alfabetização das escolas municipais do Recife e Olinda enquanto contribuição para o trabalho pedagógico e no sentido de delimitarmos a nossa amostra escolhemos oito professoras do município do Recife e duas do município de Olinda, pela disponibilidade e