A importância do Gerente para o Supermercado
O gerente é essencial para o sucesso da loja. Saiba como cada parte do corpo desse profissional influencia a eficiência de seu trabalho.
Se há uma coisa que ninguém tem dúvida é sobre a importância do gerente de loja nos resultados do negócio. É na execução do dia a dia que o consumidor enxerga as virtudes e os tropeços do supermercado. É na limpeza e organização da unidade, na qualidade dos produtos e sua disponibilidade nas prateleiras, na exposição adequada e no bom atendimento que se constrói ou destrói toda uma estratégia. "Um gerente acomodado, desatento ou mal preparado leva sua unidade a um desempenho ruim, prejudicando os resultados finais da empresa”. O gerente não é um robô cumpridor de tarefas, mas um profissional que deve usar sua criatividade e iniciativa para tomar decisões certeiras e rápidas. Ele tem de reunir um conjunto de habilidades intelectuais e emocionais que devem ser buscadas no recrutamento e seleção do profissional, por meio de testes psicológicos e outras ferramentas. Mas isso não é tudo. Formar, treinar, orientar e dar feedbacks frequentes também é essencial.
O Gerente precisa ter domínio sobre três grandes pilares para ter sucesso. O primeiro é conhecimento técnico, que envolve as questões da loja, como a reposição de produtos, os processos inerentes ao açougue, padaria, depósito, etc. O segundo pilar diz respeito ao treinamento de liderança. O gerente deve saber orientar sua equipe, acompanhá-la e motivá-la. E tem de saber lidar com as diferenças de perfil para extrair de cada funcionário o melhor de suas habilidades. Já o terceiro pilar é o treinamento em gestão, se preparar melhor como profissional para produzir e interpretar as informações da loja.
» Cérebro
É preciso desenvolver raciocínio lógico e aptidões capazes de garantir um bom manejo de indicadores essenciais para o sucesso do negócio: números de vendas, margem, índices de ruptura e de perdas. » Olhos Treinar