Ciências contábeis
Sistema de Gestão do Supermercado Salles
“Trabalho de apresentado como requisito parcial para avaliação da disciplina de Administração do 1° bimestre do curso de ciências contábeis .”
1. INTRODUÇÃO
Através desde trabalho apresentaremos o nosso comércio, um supermercado, administrado pelos sócios-proprietários, como objetivo final esperado o lucro e a consciência de que o lucro é conseqüência do bom desempenho da organização como um todo, e este é conseqüência de um planejamento bem estruturado.
Existe grande concorrência no segmento de supermercados e hipermercados, exigindo de nós, maiores esforços para alcançarmos o resultado almejado. Neste cenário competitivo, evidencia-se a importância do Orçamento como instrumento no processo de gestão, visto que, com a sua utilização é possível decidir antecipadamente como enfrentar os obstáculos do mercado, atribuir responsabilidades e avaliar os desempenhos dos gestores, afim de, aperfeiçoar os resultados, o que para nós inexperientes no ramo não será nada fácil.
Informatização nos serviços, distribuição de responsabilidades e contratação de colaboradores qualificados são apenas algumas das ações que devem ser tomadas pela organização quando esta opta pela elaboração e utilização de um planejamento operacional. Neste sentido, percebe-se a dificuldade dos pequenos supermercados, na maioria das vezes familiares, adaptarem-se a um processo orçamentário estruturado em planejamento, execução e controle, conforme afirmação da Acadêmica Elinete, integrante deste grupo de trabalho, que juntamente com sua família trabalham no ramo.
Diante deste contexto, o objetivo principal deste trabalho é identificar se os supermercados e hipermercados da Região, tanto de grande, como de pequeno e médio porte, trabalham com um Sistema de Gestão estruturado em e planejamento, execução e controle. Paralelo a este levantamento