A importância do estudo da história da psicologia
Campus – POÇOS DE CALDAS - MG
Paula Montenegro
Rafaela Martins
A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA E A FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO
Poços de Caldas
2014
Curso: Psicologia – 2° período
Disciplina: História da Psicologia Geral e do Brasil
Professora: Paula Aversa
Alunas: Paula Montenegro e Rafaela Martins
A História da Psicologia e a formação do Psicólogo
O estudo da história da psicologia em cada período histórico e sua constituição como ciência e profissão, relata os desafios que esta área de conhecimento enfrentou. Sabe-se que por trás das produções de conhecimento, existe a história, concluindo que o saber é uma formação contínua. Além disso, ao estudar a história aprende-se sobre as diversas práticas terapêuticas, suas bases filosóficas, seus métodos e objetos de estudos.
Estudando a psicologia numa dimensão histórico-social, é possível entender a sua constituição em ciência e entender seus debates atuais no interior mesmo das relações sociais desenvolvidas pelos homens. A psicologia não é uma criação mágica ou abstrata. Pelo contrário, é uma criação humana, concreta: inicialmente, enquanto idéias psicológicas imersas na filosofia; depois, enquanto disciplina científica, tendo, nos dois momentos, o objetivo de compreender as ações, as atitudes, os comportamentos e tantos outros estados subjetivos humanos que se revelam dinamicamente na relação dos homens entre si no mundo em que vivem.
No que tange a psicologia como ciência, faz-se, aproximadamente, um século e meio desde sua inclusão, a considerar registros históricos e a literatura existente. Já a regulamentação da psicologia no Brasil ocorreu, através da Lei 4119, em 1962, sendo uma profissão relativamente nova em solo brasileiro. A regulamentação ocorreu depois de toda uma trajetória da psicologia, desde o período colonial, passando pelo império até a república, seguido