A importância do desenho na educação infantil
Esse tema refere-se a apresentação do desenho na educação infantil. Escolhemos esse tema porque o desenho contribui para a construção desse conceito.
O universo e a imaginação da criança por ser rico, é inútil tentar interpretar ou criticar o desenho por não ter qualquer semelhança, nessa idade não é aconselhável dar à criança modelos para reproduzir, porque o seu expressar é muito pessoal, vivido ou imaginado por ela, rabiscar por exemplo significa se comunicar e liberta-se.
É importante que o professor tenha um olhar amplo na construção do desenho infantil, sabendo que a criança precisa de autonomia, sendo necessário o educador passar a mediar esse tempo sem interferências, não existe desenho errado ou certo, o que existe é criatividade diferente.
Por meio da construção de um desenho, pode-se proporcionar diálogo entre a criança e o mediador, transmitindo assim conhecimentos de cultura, proporcionando o processo de ensino e aprendizagem.
O processo de desenvolvimento da criança no que se refere ao desenho tem que estar vinculado ao lúdico, para ter uma melhor evolução, assimilando assim o real com o imaginativo. Por meio do Primeiro contato da criança com o grafismo, podemos ter uma melhor compreensão do que a criança quer expressar com o seu desenho.
Diante desses fatos apresentados, perguntamos: Qual é a importância do desenho na educação infantil? Qual é o significado que o desenho transmite para a criança? Qual é a utilidade do desenho na educação infantil?
Acreditamos que não é dada a devida importância ao ensino do desenho nos sistemas educativos, pois as aulas são executadas apenas como passatempo, não tendo assim, a atenção necessária. Não oferecem a oportunidade da criação própria.
Nosso objetivo é mostrar, analisar e identificar a importância dos desenhos e rabiscos das crianças pequenas,e de como o desenho deve ser valorizado e apreciado.
Derdyck (1989), afirma que, a