Disseminação seletiva da informação
1 Introdução a Disseminação Seletiva De Informação
Disseminação Seletiva de Informação (DSI) é um serviço já existente antes mesmo do advento do computador. Para ilustrar este comentário, não é necessário ir muito a fundo na história, basta observar o sistema de correios e telégrafos, a central recebe todas as cartas (coleta de dados), faz a separação por localidades (tratamento dos dados) e realiza a distribuição das cartas aos seus destinatários (DSI). Porém, apesar deste conceito de DSI ser anterior ao computador, é graças a ele que a DSI tornou-se uma ferramenta muito mais rápida e muito mais utilizada.
2 O Conceito de Disseminação Seletiva de Informação
Disseminação Seletiva de Informação. DSI “é aquele serviço dentro de uma organização que se refere à canalização de novos itens de informação, vindos de quaisquer fontes, para aqueles pontos onde a utilização, em conexão com o interesse corrente do usuário, seja alta”. Outro conceito “um serviço de disseminação de informação seletiva típico é aquele que fornece ao usuário uma lista de referencias bibliográfica em intervalos regulares, relacionada com sua área de interesse”. Esta última definição está vinculada a estruturas de DSI implementadas em bibliotecas da época, atualmente poderia se dizer que não só uma lista bibliográfica, mas também um conjunto de artigos, resumos, relatórios e documentos podem ser distribuídos.
A partir destas definições, chega-se a conclusão de que DSI é um produto automático do tratamento da informação dentro de uma organização que procura automatizar o fluxo de informação com o auxílio da tecnologia de informação.
3 Características da Disseminação Seletiva de Informação
Uma das características que a DSI exige dos profissionais que se dedicam é a compreensão completa das necessidades de indivíduos-chaves, setores ou da organização como um